segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ninguém realmente sabe!

Todo mundo fala que imagina como é dificil a quimio, mas garanto que não fazem idéia realmente do que é isso. Eu esqueci de dizer que no mesmo dia que internei e fiz aqueles exames todos também colocaram-me um catéter, é um procedimento que agora entendo que é arriscado, mas na hora nem sabia direito o que estava acontecendo, embora os médicos e a enfermeira iam me dizendo o que estavam fazendo. Bem o catéter é colocado um pouco abaixo da clavicula e um cadinho acima do seio, eles fazem graciosos 5 buraquinhos e vai uma agulha diretamente para o seu coração, no caso no meu, é um tubinho de mais ou menos 10cm que fica lá, e é por ai que entra toda a medicação.

A vantagem é que não é necessário picar todas as vezes que precisam de sangue por que, pode se tirar sangue pelo catéter. Depois de colocado não doe, é como ir ao dentista, você sente a anestesia, sente mexer, mas não sente dor, quer dizer quanto fui colocar o 4º catéter as coisas não correram assim tão bem, por que os tecidos estavam necrosados e um procedimento que demora 30minutos demorou hora e meia, é bem bonitinho pq agora tenho 20 buracos no peito, alguns foram um em cima do outro, mas como eu faço quelóides isso aqui esta lindo!!!

De volta a quimio, no primeiro internamento eu fiz uma que durou 8 dias 24horas por dia, tinha uma máquina dosadora que apitava por tudo e por nada, as outras 3 foram diferentes.  A quimio é como um soro não sente nada quando esta a fazer, o problema é depois. Passado uma semana começam os sintomas, que graças a Deus para mim não foram tão fortes mas mesmo assim não foi mais fácil.

Tive muita sonelência, ao ponto de deixar a visita falando sozinha e simplesmente adormecer. Eu tive um tipo de "sapinho" na boca igual ao que dá nos bb's, tive um derrame no pulmão, 2 edemas entre os ossos da bacia e o fênur, tenho uma pneumonia por fungo(que ainda tenho) e tive outra por bactéria, hemorróidas (fonixxxx essa é do pior), dores de cabeça horríveis, perdi um pouco de visão e audição, emagreci 10k mas já os recuperei por conta das altas doses de cortisona que tenho que tomar. Bom neste momento só me lembro desses sintomas, mas posso garantir que foram mínimos pelo o que eu vi no hospital, é horrivel presenciar a dor das pessoas, como elas definham e morrem ao seu lado, mas isso é assunto para outro post.

Também quando se vem para casa as coisas não são mais fáceis, embora os valores estejam bem, você esta um lixo, um trapinho, no 1º enternamento quando sai fiquei na casa da minha mãe, o banheiro era praticamente dentro do quarto e era uma aventura ir até ele, as pernas não obedecem, os braços não respondem, me sentia cansada, então era cama e só. Custou muito por que estava verão moro a 600 mts da praia e não podia por lá o nariz e não é só isso não podia comer um monte de coisa e algumas ainda não como, tipo todos os enchidos (salsichas, presunto, linguiças essas coisas), ovos, queijo, iorgutes, frutas (eu adoro cerejas e aqui só dá uma vez por ano, não pude comer nenhuma assim como morangos que adoro) saladas, frutos secos, chocolate, churrasco, o leite e sucos não podia ser de garrafas tinha que ser aqueles pequenos em doses individuais, não podia receber visitas e nem sair de casa, não se pode cumprimentar ninguém com beijinhos, pessoas com gripes nem pensar em chegar perto de mim, não posso comer comida esquentada tem que ser tudo feito na hora.

 Agora o pior mesmo é a parte da higiênie pessoal, fiquei 20 dias sem escovar os dentes, por que sangra a gengiva e fica mesmo muito dolorida parece que vai cair todos os dentes, mas quando olhei no espelho e vi aqueles dentes horrorosos peguei na escola escondido e escovei mesmo assim, não posso pintar o cabelo (não que eu tenho muito), não posso fazer nenhum tipo de depilação (mas eu faço escondido, não aguento), tirar cuticulas esta fora de questão assim como pintar as unhas.

Mas a pior saida do hospital foi a segunda, eu fiz outro exame muito "gostoso" a PL (pulsão lombar), todo mundo diz que não doe mas pra mim é o pior, o médico tira líquido da coluna para análises e coloca quimio para que não a doença não atinja o sistema nervoso central, então esse líquido percorre a coluna e a cabeça, depois do procedimento tenho que ficar deitada 2 horas sem levantar, sem mexer e sem travesseiro. Se por alguma eventualidade acontecer de levantar você tem uma dor de cabeça tremenda por 15 deliciosos dias, e eu tive que levantar! Depois que começaram as dores de cabeça eu não conseguia levantar da cama, não conseguia sentar para comer, foi dificil.

Neste internamento a minha mãe tinha ido pro Brasil, então quando vim para casa ficava a maior parte do tempo ficava sozinha, meu pai vinha me vêr quando podia, meu marido saia para trabalhar e já deixava tudo no jeito para eu tomar os remédios, meu filho arrumava a comida para mim no almoço e deixa o lanche preparado por que tenho horas certas para comer. Teve uma situação em que fiquei mesmo muito nervosa, fui no banheiro fiz o que tinha que fazer, me  vesti mas não conseguia sair do banheiro, eu ficava de pé e tudo rodava e não enchergava nada, a minha sorte foi que meu pai chegou e como tem a chave da minha casa entrou e me tirou do banheiro, como eu disse as pernas não obedecem!!! Tadinho dele, ficou tão assustado.

Os outros internamentos foram mais tranquilos, os sintomas variavam um pouco entre náuseas, diarréia, infecções nos pulmões, figado e baço alterados. Mas o balanço tem sido positivo até agora!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, obrigada!